domingo, 3 de janeiro de 2010

'A culpa é do sentimento'


Sentimento: acto ou efeito de sentir; estado afectivo que tem por antecedente imediato uma representação mental; disposição afectiva duradoura; facto emocional, intuição mais ou menos confusa que não sabemos justificar racionalmente...
Coração: órgão central da circulação do sangue, musculoso e de forma cónica; sensibilidade moral; consciência...
Sentimento e coração... um dentro do outro.
Dor, felicidade, ânimo, amor, piedade, raiva, receio, afecto, desprezo, mágoa, desgosto... Tudo junto, fechado numa caixinha. Entulho de sentimentos, muitos esquecidos, outros lembrados, no chamado 'coração'.
Porque é importante senti-los? Para os despertar, para nos despertar, para os libertar, para nos libertar... Para nos assumirmos como seres, não humanos, mas como seres que sentem... Ser que sorri, que chora, que teme, que mima, que desilude, que luta... Ser (in)consciente do que sente e do que faz sentir. ser que se assume ser quando sente.
Sentimentos... Importantes nos conflitos internos e externos, nos laços que parecem (in)significantes e nos que parecem (in)termináveis.
Mas porque os tapar? Porque os esconder? A culpa é dos sentimentos! Sentimento esconde sentimento, sentimento mostra sentimento. Confuso? A culpa é do sentimento!

1 comentário: